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IMPLANTAÇÃO DE NOC E BOC

NOC – Network Operations Center

O NOC ou Centro de Operação de Rede é um ambiente para gerenciar as redes de tecnologia da informação e comunicação, privada e pública, de maneira centralizada.


O NOC utiliza um conjunto de ferramentas de monitoramento que consiste em coleta de dados da infraestrutura de TIC, aplicações de gerenciamento de rede, coleta de bases de dados e serviços utilizados pelos usuários finais, gestão de filas de atendimento, registro de atendimentos e emissão de relatórios de performance e processos. Todos os processos são alinhados às melhores práticas de TIC, como ITIL, e todos os profissionais são altamente capacitados para as operações de Gestão de Rede e atendimento.

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As principais funções do NOC são:

  • Gerenciamento das Plataformas ou Sistemas de Missão Crítica;

  • Gestão dos Ativos do Ambiente de Missão Critica;

  • Gestão de Contingência Geográfica;

  • Gestão da Contingência de Energia;

  • Análise da latência I/O, verificar o consumo RAM, storage e CPU dos equipamentos virtuais;

  • Mensurar a performance dos picos de consumo e aplicativos;

  • Medir o consumo dos links de dados;

  • Identificar a quantidade de usuários logados em um determinado site, aplicativo ou rede;

  • Watchdog para Sistemas de Backup e de missão crítica;

  • Atendimento N1 entre outros.

Um dos principais objetivos do NOC é manter toda a rede ativa e funcionando sem comprometer a performance, reduzindo o tempo de inatividade (downtime) de todos os softwares, hardwares, rede e seus elementos. 

BOC – Business Operation Center

O BOC, numa tradução livre, é o Centro de Operações Empresariais que atende as necessidades das empresas para melhorar a performance das transações. 

Ele é uma solução de TI que mantém a gestão centralizada, controlada e inteligente, mesmo com todos os diferentes tipos de componentes: nuvem, segurança, equipamentos, backup, etc. O BOC integra funções administrativas, operacionais e de monitoramento de TI, com objetivo de gerenciar de uma forma automatizada os processos dos negócios. 

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As principais características do BOC são:

  • Monitorar e gerenciar ambientes híbridos e elementos externos;

  • Automatizar a área de TI;

  • Tornar os colaboradores mais eficientes e com melhor desempenho;

  • Detectar de forma automática os ativos de computador;

  • Gerenciar o serviço desk;

  • Monitorar tudo que não foi monitorado anteriormente;

  • Entregar dados ao gestor para tornar mais rápida e eficaz sua tomada de decisão. 

Entendeu como o BOC, NOC e SOC ajudam a garantir a segurança da informação e a disponibilidade de TI para sua empresa? Fale com nossos consultores e conheça mais sobre essas soluções. 

 

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