top of page

ASSESSORIA EM PROJETOS FINEP/BNDES

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

A BI4.0 possui larga expertise na área de elaboração e gerenciamento de projetos tanto de subvenção (CHAMADAS PÚBLICAS), quanto de financiamento (FLUXO CONTÍNUO), já tendo aprovados dezenas de projetos para diversas empresas. 

Destacam-se serviço como:

  • Monitoramento de Chamadas Públicas;

  • Análise e adequação do Projeto;

    • Grau de Inovação;

  • Sistematização do Projeto:

    • Escrita do Projeto Técnico;

    • Elaboração de Cronogramas;

      • Físico;

      • Execução;

      • Desembolso Financeiro;

  • Cadastro do Projeto junto às Plataformas oficiais​;

  • Acompanhamento dos Resultados e apresentação de eventuais Recursos;

  • Acompanhamento de toda a Execução do Projeto.

gestão de projetos.png
ASSESSORIA_PROJ_edited.jpg

PROJETOS DE SUBVENÇÃO

A concessão de subvenção econômica para a inovação nas empresas é um instrumento de política de governo largamente utilizado em países desenvolvidos, operado de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio. Lançado no Brasil em agosto de 2006, esta foi a primeira vez que um instrumento desse tipo foi disponibilizado no País.

O objetivo do Programa de Subvenção Econômica é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do País.

Os projetos de subvenção não são de fluxo contínuo, ou seja, dependem de abertura de chamadas públicas (editais) de órgãos como a FINEP e o CNPQ, por exemplo. Cada chamada possui as características desejáveis (áreas, temas, etc) que precisam ser atendidas pelos projetos. E as empresas são classificadas de acordo com sua dimensão, e, assim, se enquadre de acordo com os respectivos limites de solicitação de recursos.

Essa modalidade de apoio financeiro consiste na aplicação de recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a tais atividades.

PROJETOS DE FINANCIAMENTO

Os projetos de financiamento podem ser elaborados durante todo o ano. Alguns órgão oferecem recursos de financiamento reembolsável para apoio a projetos e Planos Estratégicos de Inovação (PEI), concedendo financiamento reembolsável com prazos e taxas de juros compatíveis com o apoio necessário às atividades inovadoras das empresas brasileiras e outras pessoas jurídicas do direito privado, podendo utilizar equalização de taxas de juros.

PRAZOS PARA PAGAMENTO

TAXAS DE JUROS

financiamento.png

Os prazos mudam de acordo com variáveis como a dimensão da empresa, o tipo do projeto e o grau de inovação que o mesmo representa. Apesar da variação, em qualquer situação os prazos são bastante atrativos, variando entre 36 e 48 meses de carência, com pagamento entre 120 e 144 meses. Ou seja, empresas podem começar a pagar em 3 ou 4 anos após o início do projeto e, a partir daí iniciar a quitação do parcelamento que será em 10 ou 12 anos.

Assim como os prazos, as taxas de juros são bastante atrativas e variam entre 0,11 e 2,70% a.a. (aproximadamente) a depender das mesmas variáveis que determinam os prazos. Além disso o recurso captado com o financiamento cobrirá entre 80 e 90% do projeto. Os órgãos sempre exigem uma contrapartida mínima de 10 a 20%. 

A BI4.0 tem expertise na elaboração de projetos de financiamento. Temos uma equipe à disposição para consultoria e acompanhamento da operação de todo o processo.

bottom of page